Biocibernética Bucal

A Bio Cibernética Bucal é uma escola oclusal que busca a manutenção da relação maxilo-mandibular dentro da antropometria (proporção humana), afirmando que assim se manterá o eixo postural biológico. Determina que o adequado desenvolvimento do sistema estomatognático (boca) é fundamental para a postura humana, pois esse é de suma importância para o posicionamento fisiológico da língua e o reflexo da deglutição.
Afirma que a deglutição é um reflexo automático e exclusivo da criatura humana, que ocorre dentro da cavidade bucal, de suma importância na manutenção do eixo postural e absolutamente determinante no mecanismo da cognição e na dinâmica da coluna vertebral.
Sendo assim, o posicionamento espacial da língua, que delimita e ordena a morfologia (forma) das arcadas dentárias é fator fundamental na manutenção do eixo humano, repercutindo sobremaneira nos aspectos físico e comportamental do indivíduo.
Seu tratamento é feito através de aparatologia intrabucal e reprogramação dos conceitos biológicos do paciente.
É possível mudar aspectos psicológicos e sistêmicos, mudando o posicionamento dos dentes. Ortodontistas experientes comentam que seus pacientes melhoraram na escola ou mesmo ficaram mais calmos. Na verdade, todo tratamento ortopédico ou ortodôntico interfere no comportamento do indivíduo. Mudar os dentes não significa mudar a maneira de pensar das pessoas, e enquanto não se trabalhar tudo ao mesmo tempo teremos recidivas eternas. Na parte sistêmica o mais impressionante são os resultados na área respiratória, onde se tem conseguido reverter inúmeros problemas de saúde como: adenóides, rinites, amigdalites, epilepsia, bronquite, dentre outros problemas tratados somente através da boca, e usando-se apenas acompanhamento médico nos casos mais graves.
O Gráfico abaixo mostra a correlação e as descobertas patologicas no campo odontológico e suas relaçoes energéticas com o resto do corpo de acordo com estudos do médico acupunturista Prof.Voll Kramer.