Tratamento ATM

ATM - DTM A Disfunção da ATM é uma patologia relacionada a ATM (Articulação Temporo-Mandibular) que liga o crânio à mandíbula. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. A disfunção da ATM é uma alteração dos músculos da mastigação e pode ser ligamentar e nervosa, na região buco-facial ou cervical. Estudos sugerem que de 50% a 60% da população em geral tem sinal de algum distúrbio funcional do sistema mastigatório. Alguns deles aparecem como sintomas significativos os quais levam o paciente a procurar tratamento.

 

Sintomas e Tratamento

Dores de cabeça, dores na nuca ou na face, dores articulares ao abrir a boca, limitação de abertura de boca, zumbidos no ouvido, estalos ao abrir e fechar a boca, alteração postural (cabeça inclinada), bruxismo e apertamento dos dentes.
A causa das disfunções da ATM é multifatorial; é importante salientar que os hábitos parafuncionais (apertamento dos dentes, roer unhas, morder os lábios) e o bruxismo cêntrico e excêntrico (ranger os dentes e apertar os dentes durante o sono) contribuem muito no aparecimento e manutenção dos sintomas do problema.
Minha conduta clínica seria ensinar ao paciente técnicas de relaxamento e a conscientização de alguns hábitos errados de postura e mastigação que levam ao pressionamento dos maxilares e conseqüente DTM. Outros tipos de tratamento possíveis que realizo:
- placas de mordida
- correção da mordida e da DTM através de APARELHOS ORTOPÉDICOS FUNCIONAIS
- acupuntura
- Terapia Neural
- termoterapia (tratamento baseado no uso de meios físicos, como bolsa de água quente ou gelada)
- fisioterapia mandibular segundo conceitos de ROCABADO
- medicamentos, se necessário.

DTM (Disfunção da Articulação Temporo Mandibular) & Posturologia

Uma disfunção da ATM pode provocar alterações posturais tais como: inclinação anterios da cabeça e dos ombros e um desalinhamento geral da postura como Escoliose, Lordose e Cifose acentuada ou retificação da coluna.. Como nosso sistema está todo interligado, uma DTM pode reverberar dor para outras articulações com comprometimento de outros sistemas á distância. Todo o esqueleto sofre deformações compensatórias numa tentativa de adaptação e manutenção do equilíbrio. É necessário a busca de um posicionamento correto entre os maxilares em para entrar em equilíbrio com o eixo postural fisiológico. Com esta nova postura, conseguiremos uma harmonização do sistema físico e energético de todo o corpo.